quarta-feira, agosto 24, 2005

Um dia inteiro na maternidade...

É verdade, um dia inteiro :(
O dia hoje começou bem cedo, o que ultimamente não é muito comum para a mãe G.. Depois de pensar que iria rumar à maternidade, surge o primeiro contratempo da manhã. Nada melhor do que ver o outro carro a bloquear-nos a saída, grrrrr.
Temos que voltar para trás, mudar o carro de sítio, voltar a casa e deixar a chave.
E com isto tudo foram no mínimo 5 minutos.
Bem... Agora é que é.
Lá foi a mãe g. rumo à maternidade, e pelo caminho teve oportunidade de relembrar o stress matinal de alguns condutores cheios de pressa para chegarem ao trabalho.
Depois de uns 20 minutos na fila para a ponte, Lisboa sorria ao longe (isto nem parece da mãe G., mas saiu assim...).
Depois de algumas voltas lá conseguimos encontrar um lugar para estacionar, não muito longe da maternidade e sem parquímetro.
Lá vamos nós para a maternidade, e para não variar, fomos ter ao sítio errado, não era bem naquela porta, mas felizmente era muito perto.
Na entrada tinha um anúncio do tipo "grávidas não tiram senha, dirigem-se ao balção x", que foi o que a mãe G. fez. Quando lá chegou, o que foi que lhe disseram? "Tem que tirar uma senha"...Será que são eles que não sabem ler, o será a barriga que ainda não é suficientemente grande, enfim, bem-vinda aos mundo das coisas sem nexo.
Depois de algum tempo de espera a mãe G. foi chamada para o gabinete da enfermeira, onde lhe deram algumas informações e onde mediu a tensão arterial e se pesou. A tensão estava praticamente igual à de segunda-feira, pelo que tudo se mantêm. E em relação ao peso, a mãe G. gostou muito daquela balança pois dava menos um quilograma :).
Depois foram mais umas horas de espera até ser atendida pela médica anestesista, que fez algumas perguntas e deu mais algumas informações.
Depois a mãe G. teve de rumar até ao laboratório de análises para fazer umas análises que não estavam nas que a mãe G. levava consigo.
E desta vez sem se enganar ;).
E como isto tudo já passava das 14h.
Aqui até que foi rápido, seguidamente lá fomos nós para as urgências para fazer mais um CTG e ver qual era a opinião do médico de serviço.
Depois da espera, algo demorada, devido possivelmente às três mamãs que entraram na urgência já em trabalho de parto, lá chamaram a mãe G. para fazer o CTG. Era preciso esperar mais um pouco, pois o aparelho da urgência estava a ser utilizado.
Foi então que a médica perguntou se a mãe G. já tinha almoçado, a mãe G. disse que não, que já tinha comido, mas almoço propriamente dito não tinha feito, foi então que a médica a mandou ir ao bar comer uma sopinha e voltar lá depois para fazer o CTG.
A mãe G. lá foi ao bar, novamente sem se enganar no caminho, e comeu uma sopinha e uma ... (não se pode dizer ;)).
Voltou novamente à urgência e aguardou mais uma vez que a chamassem. No momento em que ia comer mais uma bolachinha de chocolate voltaram a chamar, lá teve a bolachinha que ficar para depois, mas em contrapartida deram à mãe G. um rebuçadinho para ela saborear e para que tu pudesses estar mais activa.
Depois de mais de 40 minutos de CTG, e a mãe G. quase a dormir, lá voltou a senhora enfermeira para avaliar os resultados, e como a mãe G. estava com sono e tu muito calminha os valores estavam com poucas alterações, como tal a mãe G. teve de comer outro rebuçado e tentar estar mais acordada.
E agora sim, tu estavas mais activa.
Finalmente terminou o exame e mais uma vez à que esperar, pois a doutora estava a fazer uma cesariana e era necessária a opinião dela sobre o resultado do exame. E saber também se podíamos ir embora ou se ficávamos já lá hoje, pois a mãe G. teve algumas contracções relevantes durante o CTG.
Quando a médica voltou, informou a mãe G. que estava tudo bem e que podia ir para casa descansada e caso não tivesse nenhum sinal ou alteração anormal até à próxima quarta-feira, para lá voltar nesse dia para fazermos mais um CTG e nova avaliação.
Depois de toda esta agitação, nada melhor do que ainda haver fila no caminho para casa, mas felizmente não estava tão má como os senhores da rádio anunciavam, como é costume ;).
E por hoje é tudo, pois já são horas de ir descansar.

2 comentários:

Eu disse...

Gi,
e eu a pensar que já estavas em trabalho de parto... não te vi por aqui o dia inteiro. Até me meti com o MR. para saber se estava tudo bem...

beijocas

Xana disse...

Pelos vistos eu a M. tivemos a mm ideia!

:)