domingo, agosto 03, 2008

chegada à maternidade

Entrei na urgência disparada e fui direitinha ao local das admissões, ou ia, que o segurança "barrou-me", pois é aquela hora não está propriamente agitado ;)
Esperámos que chegasse o rapaz das admissões, depois deste esperámos pela médica.
Depois de observada a médica preparou tudo para eu subir para o bloco, já no bloco disse que ia chamar a anestesista e eu feliz da vida ;)
As contracções começaram a apertar, já eram de 4 em 4 minutos e anestesista nada...
Comecei a stressar um pouco, pois estava a ver as coisas a avançarem e não queria nem por nada que escapasse o momento de levar a epidural.
Já que dizem que o segundo é tudo mais rápido e se a primeira tinha sido tão rápido, não queria arriscar.
Entre as contracções tive vontade de vomitar... Deve ter sido dos nervos...
As contracções desta vez foram à frente e posso garantir que me custaram tanto com as lombares da AJ, portanto acho que a ideia de que as lombares são piores caiu por terra.
Já em desespero chamámos e a enfermeira depois de observar pediu para chamarem a anestesista, e só aqui é que a chamaram mesmo...
Dilatação 4.
O momento da epidural desta vez foi mais complicado, porque eu estava mais nervosa e com muitas contracções, mas lá foi.
Dilatação 5.
E a enfermeira aconselhou-me a acalmar, porque ia precisar de energia para o momento expulsivo, disse para aproveitar para dormir.
Eu pensei que ela estaria a brincar comigo na parte do dormir, mas de facto, durante uma hora quase que dormimos ;)
Até que enquanto trocava sms's com a minha irmã por causa da AJ e da comida que tinha ficado no frigorífico (só mesmo eu, como me disse a X. ;)), comecei a sentir uma pressão em baixo, pensei que fosse a epidural que estivesse a passar e que começasse a sentir as contracções de novo, sim porque à segunda não se sabe tudo, nem pouco nem mais ou menos.
Nada disso, mas a inexperiência dos sintomas assim o ditava.
Pedi ao pai que visse se acusava contracções no ctg, ela confirmou que sim, portanto a minha teoria estaria certa (ou não)
Num prazo muito curto, talvez um minuto, a pressão já não era ligeira, "chama a enfermeira! o efeito da epidural deve estar a passar, deve ser melhor levar um reforço"
"Se calhar é melhor esperar mais um pouco..."
"NÃO! Chama já"
A enfermeira aparece de imediato, "Então está quase ;)"
"Está pronta para sair!" ou algo do género.
Stress total, chamem o pediatra, o ...., o ...., ...., e não faça força.
10 minutos e está tudo pronto.
E durante estes 10 minutos eu perguntava se não me pediam dar um reforço da epidural, diziam-me "já vamos ver".
Até que me começaram a dizer para fazer força, e eu pensei, mas não está ninguém à minha frente... Pensei, eu aguento mais um bocadinho...
Quando a enfermeira se colocou à minha frente e repetiu para fazer força eu lá comecei efectivamente, mas por muito pouco tempo, pois ela disse logo, "Não faça força!!!" e a ML já cá estava fora!
Uma alegria indescritível...
E só depois o reforço da epidural para me coserem!
A ML nasceu com muito pouca cor, devido ao facto de já estar sem líquido, mas aos poucos foi recuperando a cor.
Depois dos testes voltou novamente para os nossos colos e esteve serenamente connosco.
Começou logo a mamar bem no recobro.
Na visita da tarde a AJ veio conhecê-la, quis pegar-lhe fazer festinhas, mas estava ainda pouco à vontade com a nova realidade.

Sem comentários: