terça-feira, março 08, 2005

a primeira consulta

Finalmente chegou a data da primeira consulta. Pensamos que tenha corrido muito bem. Achámos a médica muito simpática e muito acessível.
Foi a primeira vez que fomos a esta médica, pois a que tínhamos ido antes da concepção, que era a médica da tia E. e de outras pessoas, já estavam a entrar na idade da reforma e já não estava a aceitar casos em que houvesse probabilidade de gravidezes, que era o nosso caso.
O pai MR. fez algumas perguntas sobre a guarda das células do cordão umbilical, às quais a Doutora respondeu prontamente e na medida do seu conhecimento, pois, pelo menos cá em Portugal, é uma prática que ainda não têm uma percentagem muito elevada de aplicação.
A Doutora perguntou se já tínhamos tido alguns sintomas, para além do mais óbvio, e nós dissemos que já tínhamos começado a sentir umas alterações, um pouco incómodas nos peitos da mãe G.
Enjoos, felizmente a mãe G. não tinha tido nenhum, pelo que a médica disse que já não deveria ter, pois já deveriam ter começado, e como tal estava incluída nos 33% de felizardos que estão a salvo deste incómodo.
Depois de feitas as continhas a doutora disse-nos que deverias nascer a 23 de Agosto.
A médica explicou o que podíamos fazer e o que não podíamos fazer.
Basicamente podemos fazer tudo sem exageros.
Depois alguns conselhos/regras, que são os seguintes:
- Dormir 8 horas por dia no mínimo (algo que até agora tem sido impossível de cumprir, apenas ao fds é possível cumprir este objectivo).
- Ingerir alimentos de duas em duas, não é necessário ingerir grandes quantidades e nunca esquecer a ceia, não vá dar a fomeca a meio da noite. Esta é mais difícil de cumprir durante os fds, pois não estamos sempre a olhar para o relógio...
- E uma lista de alimentos proibidos devido à não imunidade à taxoplasmose.
- E mais uma de alimentos susceptíveis de provocar intoxicações alimentares.
Depois foi a parte do pesar, os maravilhosos 56 kg mantinham-se para nossa felicidade, visto que não havia qualquer inconveniente com isso.
Depois foi a parte mais detestada, o examezinho....
Ficou também combinado ir "visitar" a senhora doutora no dia seguinte para fazer a primeira eco, para ver se estava tudo bem.
Deu-nos também uma lista dos sítios onde nos aconselhava a fazer as ecos e disse-nos a data em que devíamos marcar a primeira das fundamentais (às 12 semanas).
Receitou-nos mais um medicamento, umas vitaminas em tamanho industrial :), mas que até vão bem para baixo porque não têm sabor.
A médica quis que fosse feita uma outra ecografia, apenas para ver se se tratava de uma gravidez normal e se estava tudo bem.
Ficou então combinado a mãe G. ir visitar a Doutora à maternidade para fazer a dita eco.
Escrever isto agora (mais de 1 mês depois) já se torna difícil, mas estamos a tentar não nos esquecer de nada (para mais tarde recordar).
O português não é próprio de um escritor, mas as línguas nunca foram o forte da mãe G., gosta mais dos números.
Mas pensamos que vale pelo esforço.

Sem comentários: